HÉLIO ANGOTTI E UFMG LANÇAM AGENDA DA ESPERANÇA

jun 8, 2026 | Notícias

O Hospital Hélio Angotti e a Universidade Federal de Minas Gerais lançam, na próxima quarta-feira, 10, às 10h, no anfiteatro do próprio hospital, a AGENDA DA ESPERANÇA — iniciativa composta pelo Programa de Saúde Mental e Psico-Oncologia da Região do Grande Triângulo e pelo Kit Saúde Dr. Délcio Scandiuzzi. A solenidade faz parte da Jornada de Integração em Saúde Mental e Psico-Oncologia, evento que se estende de 9 a 11 de junho e é coordenado pelo NAVES. A Jornada reúne especialistas, profissionais de saúde, gestores e instituições parceiras propondo uma nova visão: saúde mental como parte essencial da nova oncologia.

A coordenação científica e metodológica da Agenda da Esperança é do NAVES — Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. A execução das ações de telepsicologia será realizada pela Clínica de Telessaúde Mental — PSICOTEK, que já funciona em Uberlândia.

Dentro do programa, será lançado o KIT SAÚDE DR. DÉLCIO SCANDIUZZI, que reúne publicações educativas, acessíveis e humanizadas. O Kit Saúde é a junção desses materiais, preparados para orientar pacientes, familiares, profissionais de saúde e público em geral, com linguagem clara, acolhedora e baseada em evidências.

As publicações iniciais tratam de temas como bem-estar, prevenção, saúde emocional, caderno institucional, Manual do Paciente, Direitos do Paciente e Almanaque do Tratamento. O Kit Saúde leva o nome do Dr. Délcio Scandiuzzi, médico mastologista e oncologista que dedicou mais de quatro décadas ao Hospital Hélio Angotti e se tornou uma das grandes referências da instituição. A homenagem reconhece seu legado médico, humano e institucional.

Com a Agenda da Esperança, o Hospital Hélio Angotti e a UFMG dão um passo importante para fortalecer uma rede regional de cuidado em saúde mental e psico-oncologia no Grande Triângulo. A iniciativa busca aproximar ciência e acolhimento, técnica e humanidade, hospital e comunidade.

O que o Programa de Saúde Mental e Psico-Oncologia pretende implantar é uma nova linha de cuidado na oncologia: menos medo, mais informação; menos isolamento, mais escuta; menos silêncio, mais presença.